"Hoje, uso o bordado nas minhas criações de moda"
É sempre imensamente gratificante conhecer talentos. Hoje, tivemos o prazer de conhecer o estilista Orlando Ventura, nascido em Pico de Regalados, Vila Verde, que desde muito novinho começou a bordar, inspirado por sua prima. “Minha história com os bordados começou na infância, através de ver a minha prima a bordar, mas, nessa altura, eu ainda não bordava, só via mesmo ela a fazer e achava tudo muito bonito. Já no 6º ano de escolaridade, na aula de EVT (Educação Visual e Tecnológica), tínhamos uma atividade manual em que podíamos escolher entre bordar ou fazer tricô, por exemplo. Então, eu quis fazer bordado, e este foi o primeiro lenço que eu bordei. Claro que não está perfeito, mas também foi o primeiro”, diz-nos ao mostrar um belíssimo trabalho emoldurado, para nós, perfeito sim!
“Depois disso, o bordado ficou um bocado em segundo plano em minha vida, porque veio a escola, o trabalho. Mas, em 2013, já de volta às agulhas, conquistei o ‘Prémio BMCar’, no X Concurso Internacional de Criadores de Moda, da Gala Namorar Portugal”. E, a partir daí, Orlando não parou mais. Na edição seguinte deste Concurso, conquistou o ‘Prémio Impacto Visual’, e ainda o 2º lugar na categoria de Acessórios de Moda.
“Em 2018, decidi tirar o curso de Estilismo/Modelismo, e foi nesta mesma altura que eu pensei em usar os bordados definitivamente nas minhas peças, para me distinguir dos outros estilistas, assim criava a minha marca fazendo eu o bordado”. E sabemos que foi uma ótima decisão, pois, Orlando seguiu conquistando mais prémios neste ano e em anos seguintes.