ENDEREÇO

Av. 1º de Maio 44, 1º andar D, Loureira. 4730-272, Vila Verde, Braga, Portugal

Vai Lenço Feliz Histórias
de artesãos
[ Histórias de artesãos ]

"Hoje, uso o bordado nas minhas criações de moda"

É sempre imensamente gratificante conhecer talentos. Hoje, tivemos o prazer de conhecer o estilista Orlando Ventura, nascido em Pico de Regalados, Vila Verde, que desde muito novinho começou a bordar, inspirado por sua prima. “Minha história com os bordados começou na infância, através de ver a minha prima a bordar, mas, nessa altura, eu ainda não bordava, só via mesmo ela a fazer e achava tudo muito bonito. Já no 6º ano de escolaridade, na aula de EVT (Educação Visual e Tecnológica), tínhamos uma atividade manual em que podíamos escolher entre bordar ou fazer tricô, por exemplo. Então, eu quis fazer bordado, e este foi o primeiro lenço que eu bordei. Claro que não está perfeito, mas também foi o primeiro”, diz-nos ao mostrar um belíssimo trabalho emoldurado, para nós, perfeito sim!

“Depois disso, o bordado ficou um bocado em segundo plano em minha vida, porque veio a escola, o trabalho. Mas, em 2013, já de volta às agulhas, conquistei o ‘Prémio BMCar’, no X Concurso Internacional de Criadores de Moda, da Gala Namorar Portugal”. E, a partir daí, Orlando não parou mais. Na edição seguinte deste Concurso, conquistou o ‘Prémio Impacto Visual’, e ainda o 2º lugar na categoria de Acessórios de Moda. 

“Em 2018, decidi tirar o curso de Estilismo/Modelismo, e foi nesta mesma altura que eu pensei em usar os bordados definitivamente nas minhas peças, para me distinguir dos outros estilistas, assim criava a minha marca fazendo eu o bordado”. E sabemos que foi uma ótima decisão, pois, Orlando seguiu conquistando mais prémios neste ano e em anos seguintes.

“Estou sempre a criar peças para desfiles, como este aqui, para o ‘Moda Guimarães Fashion’. E hoje, o meu trabalho está muito ligado aos concursos de misses, então, sempre que há um concurso seja em Portugal, seja para representar o país no exterior, lá estou eu a criar peças exclusivas para as misses. Os meus vestidos já foram para Filipinas, República Dominicana, Egipto e Kosovo. E agora em setembro, vesti misses para representarem Portugal em El Salvador e na Turquia”. Isso é muito bom, Orlando, pois os vestidos são belíssimos e cheios da identidade portuguesa. “Sim, e a criação é toda minha, a produção também toda feita à mão por mim, os acessórios, tudo!”

Mas, há aqui uma curiosidade, o Orlando tem um trabalho digamos oficial, numa indústria têxtil, mas, não ligado à área criativa em si. Toda a sua criação e produção são feitas em horário pós-laboral, segundo ele, ainda como um hobbie. E, quando perguntamos se ele tem planos, ele não vacila: “sim, gostava de ter um ateliê, mais isso, pra já, ainda é difícil. É um objetivo, mais pra frente eu vou ter.”

A inspiração dos bordados dos “Lenços de Namorados do Minho”* está sempre presente.

“Este aqui, por exemplo, é bem tradicional, porque traz mesmo as quadras bordadas, além dos elementos decorativos dos Lenços. Há outros onde uso apenas os elementos e por aí vai. E depois, claro, ponho sempre alguns brilhantes para dar ainda mais glamour”. Faz muito bem, Orlando, afinal, estamos a falar de peças que nos vão representar mundo afora!

Orlando trabalha em casa, confecciona e borda tudo sozinho. “Sim, faço o risco, depois passo para o tecido e depois bordo. Eu bordo em peça cortada, não é já confecionada e depois vou encaixando tudo. Nos tecidos, uso linho e outros tecidos à base de algodão, cetim, tafetá”.

A cada peça mostrada ao vivo ou em fotografias e reportagens impressas, vamos nos encantando pelas criações e pela delicadeza e humildade do Orlando. E pelo respeito que ele tem pela tradição do bordado e dos Lenços. Nascido e criado em Pico, Vila Verde, foi desenvolvendo desde cedo as referências que hoje usa tão perfeitamente em seu trabalho de moda.

Não importa a idade, o tempo de experiência. Importa a dedicação, o talento, o gosto por preservar e, ao mesmo tempo, passar adiante esta tradição.

É bom sempre reviver a história, e as histórias por trás dos lenços são lindas. E é isso que faz com que nós, Vai Lenço Feliz, queiramos cada dia mais, ser também um ponto neste bordado. E, assim como um tecido se enche de cor e revela tanto encanto, nós colocamos em palavras tantas histórias especiais. Valorizando cada saber, o que move o coração, com partilha, reconhecimento e muita vontade de somar.

Vai Lenço Feliz. A contar histórias felizes.
Texto de Andrea Monteiro, Gestora de marketing e relacionamento, em outubro de 2021.

Nota: “Lenços de Namorados do Minho” é uma I.G (Indicação Geográfica) com produção certificada, de origem portuguesa.