ENDEREÇO

Av. 1º de Maio 44, 1º andar D, Loureira. 4730-272, Vila Verde, Braga, Portugal

Vai Lenço Feliz Histórias
de artesãos
[ Histórias de artesãos ]

"Cami.linha"

Logo que chegamos a Vila Verde, uma das primeiras pessoas com quem nos relacionamos mais de perto tem uma história de amor e dedicação ao ofício do bordado. Camila Rio Silva é artesã e proprietária da marca Mi-Linha, onde comercializa peças originais produzidas por ela e, claro, reproduções e réplicas certificadas dos “Lenços de Namorados do Minho”*. E não só. Camila também abre espaço para outros artesãos darem a conhecer a sua arte, pois, além de peças de linho bordado e têxteis para decoração ou vestuário, a sua loja também apresenta um sem número de peças em madeira, loiça e cerâmica, ricamente trabalhadas por artesãs e artesãos da região.

 

Era uma manhã de muito sol, já no verão minhoto, perto da hora do almoço, quando abri de mansinho a porta da loja e perguntei se poderia entrar. Veio ao meu encontro uma linda mulher, olhar singelo, vestida de camisa branca de algodão e bordados que lhe enchiam de cores e vida, tão bem passada a ferro que saltava aos olhos, detalhes que não me deixarão, jamais, esquecer esta cena.

A Camila respira os Lenços de Namorados. É extremamente criativa e habilidosa, traça os desenhos com leveza, e borda com a destreza das mulheres do Minho. Já não faz conta de quantas peças bordou, quantas reproduções ou quantas novas criações, de paninhos de batizado, marcadores de livros e copas de candeeiros, a enxovais completos de cama, mesa ou banho.

Inspirada pelas profissões das filhas, uma ligada à música e outra ao cinema, ela bordou um modelo especial de lenço para cada uma delas. São lindos, fizeram um sucesso enorme e já foram reproduzidos e personalizados para atender a clientes. Mas, em seu coração, há um lugar muito especial para as peças de vestuário. Quando, naquela ocasião, falei-lhe da camisa que vestia, ela prontamente respondeu: “eu estou sempre com um detalhe ou outro bordado na roupa.

Muitas vezes, compro uma peça pronta já a pensar no bordado que lhe vou aplicar. Eu gosto de andar por aí a vestir o que represento, a minha terra, a nossa cultura. Não faz sentido ser diferente para mim.”

Não faz mesmo, Camila. São histórias como a sua que fazem com que nós, Vai Lenço Feliz, queiramos cada dia mais, ser também um ponto neste bordado. E, assim como um tecido se enche de cor e revela tanto encanto, nós colocamos em palavras tantas histórias especiais. Valorizando cada saber, o que move o coração, com partilha, reconhecimento e muita vontade de somar.

Vai Lenço Feliz. A contar histórias felizes.
Texto de Andrea Monteiro, Gestora de marketing e relacionamento, em junho de 2021.

Nota: “Lenços de Namorados do Minho” é uma I.G (Indicação Geográfica) com produção certificada, de origem portuguesa.