ENDEREÇO

Av. 1º de Maio 44, 1º andar D, Loureira. 4730-272, Vila Verde, Braga, Portugal

Vai Lenço Feliz Histórias
de artesãos
[ Histórias de artesãos ]

"Rei"

Não é novidade que os homens têm um talento especial para a criação da moda, mas, em tempos um pouco mais longínquos, eram também considerados excelentes bordadeiros, artistas na arte de tecer, responsáveis pelas costuras de trajes reais e da nobreza, inclusive. Provavelmente, o Fernando deve trazer consigo esta habilidade por herança. Nascido Fernando Pereira e apelidado “Rei”, incorporou esta alcunha ao seu nome e, hoje, todos o conhecem por Fernando Rei. Fui ao encontro dele em Aboim da Nóbrega, no concelho de Vila Verde, pois, havia lido muito a respeito do seu trabalho no tear e sobre a sua especial habilidade de desenvolver produtos personalizados e únicos. Talento este que o levou a romper as fronteiras portuguesas.

E, como algumas coisas boas vêm sempre juntas, conheci no mesmo dia a sua mãe, a dona Rosa, uma doce senhora que, nos anos 50, bordou um original dos “Lenços de Namorados do Minho”*, o ‘Lenço da Borboleta’. Vale a pena conhecer a história dela também, em um capítulo dedicado nesta página.

Voltando ao Fernando, não é apenas por ser filho da dona Rosa que ele está intimamente ligado à história dos lenços bordados. Foi ele um dos responsáveis pela recolha e catalogação de exemplares originais em Aboim da Nóbrega, entre as décadas de 80 e 90 passadas, quando um importante movimento aconteceu em prol do resgate desta linda manifestação do artesanato regional do Minho. Juntamente com Marlene Cerqueira e a Associação Cultural, Recreativa e Musical de Aboim da Nóbrega, reuniram 18 exemplares originais e os publicaram em um livro à época.

Vale aqui lembrar que os “Lenços de Namorados do Minho”* são especialmente tradicionais em várias localidades dos distritos de Braga e Viana do Castelo, e também do Porto e de Vila Real. É fato que trazem algumas características de bordados diferentes entre si, mas, estão todos ligados pela intenção primeira de levar sempre uma mensagem de amor. Os lenços de Aboim, além das cores e dos pontos característicos dos Lenços de Namorados, trazem as bainhas ricamente trabalhadas, o que lhes conferem ainda maior graça.

E, se o Fernando está ligado à memória desta tradição, também faz uma ligação com o futuro e com a inovação. Faz questão de participar do ‘Concurso Internacional de Criadores de Moda’, promovido pela Namorar Portugal, marca de promoção dos lenços no Município de Vila Verde, através da Cooperativa Aliança Artesanal.

Deste concurso, que acontece anualmente em fevereiro, Fernando foi o grande vencedor na edição de 2017 e, em 2019, venceu na categoria Prêmio do Público. Isso comprova a perfeita sintonia entre o trabalho do artesão, exclusivamente em tear, e os motivos dos lenços.

“Eu crio uma peça especialmente pensada para evidenciar um símbolo tradicional dos bordados e, assim, faço a ligação entre eles. São uma inspiração para mim e para o meu trabalho”, declara.

O talento do Fernando ultrapassa as fronteiras portuguesas. Em 2019, o designer francês Christian Louboutin inspirou-se no rico artesanato português para criar a bagPortugaba”, com uma belíssima fusão de técnicas, desde a tecelagem até a estampa dos motivos dos azulejos portugueses. Fernando foi convidado pelo designer para fazer parte da equipa de execução do projeto.

Que fique registado que a bag é lindíssima e um sucesso de vendas. Très chic, pois não?!

Fernando, com uma simplicidade ímpar, dá um sorriso tímido ao final desta conversa, oferece-me uma ameixa amarela colhida em seu quintal, e agradece pelo reconhecimento ao seu trabalho e pela confecção desta matéria.

É o mínimo, Fernando. É o mínimo. São histórias como a sua que fazem com que nós, Vai Lenço Feliz, queiramos cada dia mais, ser também um fio neste tear. E, assim como um tecido se enche de cor e revela tanto encanto, nós colocamos em palavras tantas histórias especiais. Valorizando cada saber, o que move o coração, com partilha, reconhecimento e muita vontade de somar.

Vai Lenço Feliz. A contar histórias felizes.
Texto de Andrea Monteiro, Gestora de marketing e relacionamento, em julho de 2021.

Nota: “Lenços de Namorados do Minho” é uma I.G (Indicação Geográfica) com produção certificada, de origem portuguesa.