"Quando tinha 07 aninhos, já fazia o trincafios”
Viana do Castelo é uma pérola do Minho. Sua história, as tradições, monumentos, a brisa do mar, sua gente. E é de gente e tradição que vamos falar hoje. E, desde que chegamos à porta da loja, percebemos a sua elegância e o amor por esta terra.
“Eu sou a Conceição Pimenta, tenho 71 anos. Aprendi a bordar com a minha mãe. Quando tinha 07 aninhos, já fazia o trincafios nas fitas dos aventais”, já iniciava a contar-nos um pouco de si. “Também fui adolescente, jovem, e a minha vida teve um período que não estive intimamente ligada aos bordados. Mas, quis o destino que, depois de vários trabalhos que tive, eu viesse parar a esta loja, a Casa Sandra Bordados de Viana e aqui continuei, peguei nos trabalhos, nos bordados de Viana e já estou aqui há 30 anos”.
A Casa Sandra é uma loja vianense com história. São 60 anos precisamente. “O meu marido está aqui desde a abertura desta loja. Traz uma fotografia aí, Armando, da loja, se faz favor”. E, enquanto ele buscava a fotografia para nos mostrar, continuou: “eu sou uma pessoa muito ativa, muito dinâmica. Esta loja foi deixada pela filha do dono ao meu marido. Ela era professora, foi a primeira professora, educadora de infância, a dar aulas no infantário em Viana. Ela não tinha filhos e gostava muito do meu marido, que era aluno dela.