ENDEREÇO

Av. 1º de Maio 44, 1º andar D, Loureira. 4730-272, Vila Verde, Braga, Portugal

Vai Lenço Feliz Histórias
de artesãos
[ Histórias de artesãos ]

"Uma mulher de alianças"

A história dos “Lenços de Namorados do Minho”* tem um capítulo especial no município de Vila Verde, e, desde o fim dos anos 80, pode ser personificada na figura de uma senhora aguerrida, sonhadora e visionária: Maria da Conceição Pinheiro Marques da Silva. Foi ela uma das personagens principais no processo de pesquisa e recolha dos Lenços de Namorados no município. E, também, foi uma grande voz em defesa da atividade das artesãs como uma mais-valia financeira para suas famílias, pois, como sabemos, muitas bordavam em seus períodos de tempo livres durante a lida no campo.

 

“Quase sem dar por ela, dei comigo numa luta consciente de que a mulher precisava de ser independente, de ter meios de trabalho e de condições, para não ter que andar sempre à espera de que o marido lhe trouxesse os proventos que ela precisa para gerir o lar.”, disse uma vez em entrevista à Teresa Júdice da Costa, do site ‘A mesa portuguesa’.

Assim, Conceição Pinheiro seguiu fazendo alianças com entidades, promovendo a realização de cursos de formação na área dos bordados, criando parcerias para tornar os lenços cada vez mais conhecidos e um dos pilares da cultura do município de Vila Verde. E, sem parar por aí, sua visão foi, uma vez mais, inovadora, sendo ela a responsável pela aproximação da arte do bordado dos lenços a outros meios artísticos, nomeadamente, a moda.

Foto: Divulgação/Facebook

Nota-se porque a Aliança Artesanal foi uma consequência natural do seu empenho. Reunir bordadeiras e manter viva a tradição de criar e recriar os lenços de amor era uma missão. Hoje, com 33 anos de existência, a cooperativa integra o Centro de Dinamização Artesanal de Vila Verde, ‘um espaço de promoção social, cultural e económica designadamente ao nível da preservação e difusão do património cultural, da dinamização das indústrias tradicionais e das atividades dos artesãos e na preservação das estruturas sociais’.

“Acreditamos que os lenços são um milagre da união. E a prova é que através deles já juntamos gerações, culturas e raças.”, Conceição Pinheiro.

Nós nos inspiramos em sua história, dona Conceição! É o que faz com que a Vai Lenço Feliz queira cada dia mais, ser também um ponto neste bordado. E, assim como um tecido se enche de cor e revela tanto encanto, nós colocamos em palavras tantas histórias especiais. Valorizando cada saber, o que move o coração, com partilha, reconhecimento e muita vontade de somar.

Vai Lenço Feliz. A contar histórias felizes.

Texto de Andrea Monteiro, Gestora de marketing e relacionamento, em agosto de 2021.

Nota: “Lenços de Namorados do Minho” é uma I.G (Indicação Geográfica) com produção certificada, de origem portuguesa.

As fotografias da dona Conceição Pinheiro são de autoria de Manuel Gomes da Costa.